Uma pequena menina soluçava próxima a uma pequena igreja da qual ela tinha sido mandada embora porque “estava muito cheia”. – Eu não posso ir à escola dominical. – Ela soluçou para o pastor quando ele passou por ela.
Vendo seu rostinho, sua aparência desleixada, o pastor encontrou a razão e, tomando-a pelas mãos, levou-a para dentro e achou um lugar para ela na turma da escola dominical.
A criança estava tão tocada que à noite, quando foi para a cama, ela pensava – Por que existem crianças que não têm nenhum lugar para adorar Jesus?
Dois anos mais tarde, esta criança estava morta em um dos pobres edifícios da cidade e os pais pediram ao bondoso pastor, que ajudara seu filha, para cuidar dos arranjos finais. Enquanto o pobre e pequeno corpo era carregado, uma carteira que parecia ter sido achada em uma lata de lixo caiu do bolso do amassado e velho vestidinho. Dentro da carteira foram encontrados 57 centavos e um bilhete rabiscado com uma caligrafia infantil onde se lia, Isto é para ajudar a construir uma pequena igreja para que crianças pobres possam ir a escola dominical.
Por dois anos ela economizou este oferecimento de amor. Quando o pastor leu aquele bilhete, ele soube imediatamente o que fazer. Levando a nota e a carteira para o púlpito, ele contou sobre aquele amor e devoção desinteressados. Ele desafiou seus diáconos a trabalharem e criarem fundos suficientes para o edifício maior. Mas a história não para por aí! Um editor de jornal soube da história e publicou. Foi lida por um corretor imobiliário que lhes ofereceu um terreno de muito valor. Quando o pastor disse que a igreja não podia pagar tanto, ele ofereceu o terreno por 57 centavos. Membros da igreja fizeram grandes doações. Cheques vieram de toda a parte. Em cinco anos o pequeno presente da menina subiu para mais de $250.000,00 – uma quantia considerável para a época (próxima da viragem do século [Nota: Na passagem do século 19 para o 20]).
Seu amor desinteressado rendeu grande dividendo.
Quando você estiver na cidade de Filadélfia, procure pelo templo da Igreja Batista, com capacidade para 3.300 pessoas e pela Universidade do Templo, onde centenas de alunos são preparados para a vida. Dê uma olhada, também, no Good Samaritan Hospital e no prédio da escola dominical que aloja centenas de crianças, de forma que nenhuma criança na área precisará ficar de fora.
Em algumas salas destes prédios podem ser vistos retratos do doce rosto da pequena menina, cujos 57 centavos, então economizados com muito sacrifício, fez tal história notável. Junto há um retrato do amável pastor, Russel H. Conwell, autor do livro, “Acres of Diamonds”.