Para que serve
Para crianças que de repente ficam com medo de entrar na banheira para tomar banho. Deve-se ter certeza que esta criança não teve nenhuma experiência desagradável no banho como entrar em água muito quente ou engolir água da banheira acidentalmente.
Fonte: D. Alzira (in memorian) – citada por D. Almerinda, sua nora.
Material para realizar o rito
- 1 sabão em barra ( quanto mais bruto for o sabão, melhor. Se for caseiro, ótimo.)
- 1 faca comum de cozinha
- a banheira com água quente para banhar a criança.
Como realizar o rito
Com a faca corte os quatro cantos do sabão em barra da seguinte maneira: corte mais ou menos 1 centímetro do primeiro cantinho e em seguida corte um pedaço mais ou menos do mesmo tamanho do canto oposto. Faça o mesmo procedimento com os outros 2 cantos opostos.
Reserve os cantinhos cortados e dispense o restante da barra de sabão (Pode usá-lo na cosinha para lavar louças ou no tanque para lavar roupas, se desejar).
Pegue um cantinho de sabão cortado e coloque-o na cabeceira dentro da banheira já com água na temperatura adequada para o banho, ponha outro pedacinho no local onde ficarão os pés da criança, o terceiro pedacinho onde vai ficar o braço direito e o quarto pedacinho onde ficará o braço esquerdo da criança. Após distribuídos os quatro pedacinhos de sabão dentro da banheira segue-se o banho da criança normalmente. Não se deve esquecer de mentalizar que a criança se livre do medo enquanto ela toma o banho.
O ritual deve ser repetido por 3 dias seguidos e sempre no mesmo horário do primeiro banho e na mesma banheira. São 3 banhos. Ao terminar cada banho, jogar a água da banheira com os pedacinhos de sabão em água corrente ou no vaso sanitário seguido de descarga.