O banho é uma atividade que vem sendo praticada por todos os povos ao longo da história . Toma-se banho por motivos religiosos, por prazer e com finalidades terapêuticas. As pessoas já se banharam no mar, nos rios, nos lagos, nas fontes e em uma grande variedade de construções especiais feita pelo homem.
A medicina sofre a influência das mudanças de conceitos, como qualquer atividade humana. No final do século 20, quando a ortodoxia médica começou a admitir muitos preceitos da medicina natural, foi constatado que existem diversas formas pelas quais um simples banho pode contribuir para o próprio bem-estar.
A naturopatia, a hidroterapia, a fitoterapia e a aromaterapia reconhecem o valor do banho nos cuidados com a saúde. A artrite e o reumatismo, os problemas de pele, as doenças do peito, as desordens abdominais e ginecológicas e vários distúrbios emocionais podem manifestar melhoras com a utilização do pleno potencial de um simples banho.
No banho, os óleos essenciais têm efeitos sinergéticos; eles ampliam o prazer do banho comum, e, para citar Robert Tisserand, “ao agradar o nariz, também agradam o espírito”. Isto sem falar na ação fisiológica da essência no sistema nervoso e no resto do corpo.
Os óleos podem ser usados diluídos em sabonete líquido, ou ainda misturados com óleo vegetal (uso recomendado para pele seca, com amêndoa doce ou germe de trigo). Uma fina membrana de óleo envolvendo o corpo dentro da banheira propicia uma sensação deliciosa ao penetrar na pele e difundir-se pelos tecidos. Relaxe e aproveite.
No entanto, é importante ressaltar que faz-se necessário ter uma orientação do aromaterapeuta quanto às quantidades dos óleos usados para os banhos.
Banho de banheira
Inicialmente, encha a banheira com água suficiente para cobrir todo o corpo. Depois, junto à banheira, mentalize o objetivo do banho e deposite na água o óleo indicado. Permaneça imerso na água de 10 a 15 minutos, e, se for possível, mantenha um aromatizador ligado e coloque uma música bem suave e relaxante.
Banho de chuveiro
Uma outra forma simples e muito gostosa de tomar um banho aromático é no tradicional banho de chuveiro. Para prepará-lo, você deve providenciar um saquinho de tule ou de algum outro tecido bem fino, com diâmetro suficiente para envolver a base do chuveiro. Nesse saquinho, coloque os óleos e as ervas essenciais necessárias para o que você precisa. Outra alternativa é utilizar o sabonete líquido com o óleo indicado.
Banho de enxague
Primeiro tome o seu banho normalmente no chuveiro para limpeza do corpo. Em seguida, despeje água morna em um jarro grande de vidro ou cerâmica, até a borda, e misture os sais de banho de aromaterapia com o óleo indicado. Mentalize o que pretende com esse banho. Pegue o jarro com ambas as mãos e despeje a água sobre o corpo. Depois de despejar toda a água aromatizada no corpo, mantenha-se em pé, em relaxamento, sentindo o seu corpo ser energizado.
Dicas de essências
- Banho calmante (à noite): lavanda, manjerona e camomila.
- Banho estimulante (pela manhã): sálvia e alecrim.
- Banho afrodisíaco: ylang-ylang, sândalo e menta.
Texto de Aparecida Carvalho