Somos todos órfãos dos deuses. Nossa sociedade materialista nos afastou do contato com o numinoso, com o divino. A mundo não é mais sagrado, a vida não é mais sagrada, a natureza não é mais sagrada. A única coisa que ainda preserva sua sacralidade, para a maioria das pessoas, é o deus criador – aquele que fica sentado no alto de sua nuvem, lançando raios sobre os que o desobedecem. Isto é o que a maioria das pessoas tem como deidade. Mas não os pagãos…
Para os pagãos, a natureza ainda é e sempre será sagrada. Seus inúmeros deuses estão intimamente ligados a essa Natureza – o sol, a lua, a Terra como um todo, os animais, rios e florestas – tudo traz em si a energia milagrosa da vida, a sacralidade da Vida com ‘V’ maiúsculo , mesmo.
Ao ver o mundo dessa forma, os pagãos integram-se de forma mais profunda com o mundo em que vivem, aprendendo a desfrutar das mudanças, dos ciclos e das transformações que afetam nosso ambiente externo e também o interno – a nossa paisagem interior.
Em contato com a Natureza e seus deuses e deusas, os pagãos vivem a vida plenamente, compreendem melhor os processos de nascimento, morte e renascimento que se refletem num dia, num ano ou na existência da mais antiga das árvores.
E os neo-pagãos estão reaprendendo a fazer o mesmo. Tradições jovens, como a wicca, cada vez mais voltam-se para os ensinamentos de velhas tradições para compreender, aprender e alinhar-se aos ciclos de transformação de nosso mundo. Muitas vezes, essa compreensão, esse aprendizado e esse alinhamento ocorre através do contato com os deuses ancestrais – sejam eles celtas, egípcios, gregos pré-clássicos ou indígenas. Sem dúvida, trabalhar com as deidades é algo muito enriquecedor, e que envolve uma grande dose de comprometimento, respeito e responsabilidade (ver minha coluna anterior, Vivenciando os Deuses e Deusas Celtas’).
O risco surge quando esse contato ocorre de forma superficial e irresponsável – e infelizmente é isso que se vê na esmagadora maioria dos sites e livros publicados sobre neo-paganismo. Enxergar os deuses da natureza como benevolentes e acolhedores – a clássica figura da Grande Mãe caridosa e compreensiva – é ignorar a própria essência dos deuses. Os deuses são forças poderosas, manifestações da Natureza que jamais poderemos sonhar em controlar – por mais que o ser humano se julgue tecnologicamente avançado ele simplesmente ainda não tem (nem nunca terá) um meio seguro para conter as forças da natureza. Enchentes, secas, furacões, maremotos, vulcões e terremotos são apenas algumas das demonstrações da indomabilidade da Natureza. Por mais que sejamos capazes de prever com antecedência a ocorrência de uma catástrofe, nada pode ser feito para evitá-la – nós apenas podemos minimizar seus efeitos.
Quer contato com um deus da natureza? Saia na rua numa tempestade. Assista no noticiário as demonstrações do poder da Natureza ao redor do globo. Sinta-se pequeno, impotente, diante dela. Respeite-a. Reconheça sua energia fantástica. E aprenda, ao tornar-se íntimo de seus fenômenos, que eles não existem para nos pôr à prova: nós é que não sabemos tirar proveito deles.
Sem dúvida, existem deuses associados a aspectos ‘benéficos’ da Natureza. Contudo, costumamos esquecer que conceitos como bem e mal, benéfico e maléfico, são invenções humanas, são relativos e variam de acordo com as circunstâncias. A Natureza não é boa ou ruim. Os deuses da natureza também não. Nas palavras de uma importante druidesa, “os deuses e deusas possuem uma ética própria, diferente da dos humanos, e por vezes não somos capazes de compreender sua ética.”
Isto por si só já demonstra como é complicado trabalhar com os deuses ancestrais. Existem forças imensas em ação, forças com as quais jamais poderemos sonhar em ser capazes de lidar. O que podemos fazer – e esse é o verdadeiro papel de um verdadeiro pagão – é compreendermos, respeitarmos e alinharmo-nos a essas forças.
Aos que procuram no paganismo o colo de uma deidade caridosa e sempre pacífica, recomendo que procurem os conselhos de um sacerdote de um determinado deus solar que falava em rebanhos e descrevia-se como um manso cordeiro de deus’ – o mesmo deus solar que costumava oferecer a outra face aos que o desafiavam.
Os deuses da natureza não são assim. São caóticos, indomáveis, irascíveis, temperamentais. A figura da Grande Mãe de que tanto se fala por aí é uma visão distorcida de um conceito amplamente explorado pelo iminente psicólogo e discípulo de CG Jung, Erich Neumann. A verdadeira Grande Mãe é a fusão da Mãe Bondosa com a Mãe Terrível. Buscar o contato somente com a Mãe Bondosa é ignorar a força, o poder e a necessidade de se conhecer a Mãe Terrível. É só através desse contato pleno que se pode acessar o que o Prof. Neumann chama de Feminino Arquetípico: a plenitude da Grande Mãe.
Uma vez que a Grande Mãe é a própria Natureza, fica claro então que essa Natureza possui uma faceta Bondosa, sem dúvida; mas possui igualmente uma faceta Terrível. Não temos como fugir disso. Destrua sua visão idílica de deuses bondosos e caridosos, sempre prontos a nos ajudar. Conheça os deuses em sua plenitude.
Dá trabalho, mas é profundamente recompensador.
Este texto, da autoria de Claudio Quintino.