Os ciganos dizem que o sabor adocicado das frutas está intimamente ligado à um bom destino. Por isso, têm o costume de comer frutas e alimentos derivados delas, assim como beber vinhos licorosos ou tomar banhos regados a mel e açúcar para atrair sorte.
Romã
É uma fruta bastante antiga, usada em chás e essências como atrativo de dinheiro e felicidade. Se utilizada em banhos ou talismãs, garante felicidade.
Damasco
Afrodisíaco, é originário de países mediterrâneos. A cor laranja-vivo traz vitalidade e fortalece a energia sexual. Os ciganos costumam transformá-lo em óleo aromatizante para incrementar o sexo.
Melancia
Tem a ver com prosperidade, abundância (representada pelas sementes) e fertilidade (por causa da cor interior).
Morango
Bastante empregue nas poções de amor. A cor vermelha e o sabor marcante fornecem a energia necessária para fisgar o coração do ser amado. Ainda é usado para curar males como a desilusão amorosa.
Figo
Potente estimulante sexual, usado para combater depressão e falhas na memória e ansiedade.
Pêra
Uma das frutas prediletas dos ciganos. Está ligada à imortalidade e à boa saúde. Também traz prosperidade, por causa da cor amarela.
Maçã
Está presente em todos os rituais ciganos, que incluem essa fruta em perfumes, banhos, óleos e poções. Nas festas de casamento, as mesa devem ser enfeitadas com maçãs, que simbolizam o amor a a paixão.
Uvas
Simbolizam a prosperidade e a amizade. Os povos ciganos costumam comer doze uvas no Reveillon – uma para cada mês do ano – é uma tradição de sua própria cultura, assim como o hábito de enfeitar a mesa de Natal com frutas secas.